OBSERVATÓRIO MUNICIPAL DE CAMPINAS JEAN NICOLINI - VISITAS DOMINICAIS - PROGRAMAÇÃO


Foi o primeiro Observatório Municipal do País e o primeiro a ter uma programação de atendimento sistemática ao público em geral, sem limite de idade. Apenas a observação ao telescópio é sugerida para crianças a partir dos 5 anos de idade.
Ingresso: R$ 3,00 por pessoa (isentos até 6 anos e a partir de 60 anos)Com tempo encoberto as atividades não são realizadas.As datas em que o Observatório não abre ao público são: Natal/ Ano Novo – Carnaval e Páscoa.

EXPLORE E OBSERVE A LUA


Lua - de deusa da noite à futura morada dos homens – A importância da Lua para os povos antigos em seus rituais agrários e sua influência em diversas culturas. Futuramente colônias serão ai instaladas facilitando a exploração de outros mundos.
As observações são realizadas a olho nu e com telescópios.
Datas de Observação Lunar em 2009:
janeiro - 11
fevereiro - 01 - 08
março - 01-08
abril - 05
maio - 03-10-31
junho - 07-28
julho - 05-26
agosto -05-23
setembro -06-27
outubro -04-25
novembro - 01-22
dezembro -06-20


OBSERVAÇÃO DO CÉU DO MÊS
Realizada na fase da Lua nova ou minguante. O Astrônomo faz um reconhecimento das principais Constelações do mês, com relatos de mitos e lendas, levando o visitante a retroceder no tempo através da imaginação, para conhecer os costumes e curiosidades dos povos antigos. O excelente céu da região ainda livre da poluição luminosa e atmosférica é ideal para esta atividade.
Esta atividade acontece ao entardecer na parte externa do observatório - consulte a programação

OBSERVAÇÃO AO TELESCÓPIO

Ao anoitecer o visitante terá a oportunidade de observar os principais objetos celestes através dos telescópios, entre os quais encontra-se um dos maiores instrumentos do País à disposição do público. Este observatório conta com a peculiaridade de ainda ter um céu livre da poluição luminosa e atmosférica, proporcionando a observação de estrelas débeis e da Via-láctea. É dado enfoque especial sobre a preservação do Meio Ambiente, sobretudo de como evitar a poluição luminosa.

IMPORTANTE: A programação de observação ao telescópio pode ser alterada ou cancelada, dependendo das condições de transparência e turbulência atmosférica do dia.

Um comentário: