TELESCÓPIO NA COMUNIDADE - Arraiá Nhô Tonico - Praça Arautos da Paz


Os Amigos do Céu e o Astrônomo Julio Lobo do OMCJN, estiveram presentes no Arraía Nhô Tonico na Praça Arautos da Paz. Cerca de 250 pessoas observaram a Lua no 1º dia de evento. É a Astronomia como inclusão social. Equipe durante o evento: Pedro Henrique Lobo, Marcelo Luis e Julio Lobo.

Segue notícia que saiu no Portal da PMC:

Por Bruno Sgambato




O Arraiá do Nhô Tonico, tradicional festa junina realizada pela prefeitura, teve início na noite desta quinta-feira, dia 17 de junho, atraindo 8 mil pessoas à Praça Arautos da Paz, no Parque Taquaral.
As quadrilhas foram as responsáveis pela abertura do evento que contou ainda com dois shows de dupla sertaneja, grupos de forró, além de outros atrativos como barracas de alimentação e artesanato, parque de diversão, fogueira e pau de sebo.
“Não sabia dessa festa ainda. Sou novo na cidade e fiquei sabendo pelos jornais e estou gostando muito”, disse o soldador Henrique Oliveira, morador da Vila Industrial.
Por volta das 19h, a quadrilha da Emef Professora Clotilde Barraquet Von Zuben se apresentou para o público e inovou na coreografia mesclando o hip hop com a tradicional apresentação. Em seguida foi a vez da quadrilha com bailarinos da Cooperativa Brasil, que também mostrou desenvoltura no forró durante a apresentação das bandas Sinhá Flor e Dona Zaíra, na tenda do forró.
A programação agradou quem foi prestigiar a festa. Para as amigas Maria José e Lurdes “Cearense”, que já são freqüentadoras assíduas do Arraiá, a Prefeitura acerta sempre nas atrações. “Todo o ano a gente vem prá cá e trazemos nossos amigos para prestigiar a festa. Não tem uma vez que não saímos satisfeitas”, disse Maria José.
Para encerrar a noite, a dupla Caio Cesar e Diogo subiu ao palco principal às 22h e esquentou a público com seu show e sucessos.

Novidade

Entre tantas opçoes, a presença de um telescópio despertou a curiosidade dos visitantes. A mais nova atração da festa conta com o apoio do Observatório Municipal de Campinas, que instalou o aparelho em frente a casa de pedra para que os curiosos pudessem observar a Lua.
De acordo com o coordenador do Observatório, Julio Lobo, que levou seu equipamento particular, a novidade tem chamado a atenção. “Já é a segunda vez que fazemos isso num evento deste porte e pelo que percebemos, a ideia tem agrado bastante”, diz Lobo se referindo a fila de pessoas que se formava a cada cinco minutos.
A atração conta com membros do grupo “Amigos do Céu”, que explica aos visitantes toda a origem cósmica da festa junina. O telescópio ficará à disposição da população durante a festa até este sábado, dia 19, e dependendo das condições climáticas e técnicas retorna na segunda parte do evento.