Empório G'Astronômico - Festival Tanabata 09-07-09








Inspirada nas estrelas Vega e Altair, a antiga lenda do Tanabata, criada há quatro mil anos, será contada no feriado da quinta-feira, dia 09 de julho, em Joaquim Egídio, distrito de Campinas (SP). Amantes da cultura japonesa vão ouvir a história de amor que tem como cenário o céu, com direito a ver as estrelas, colocar pedidos escritos em papéis coloridos em árvores de bambu e ainda saborear pratos especialmente elaborados com toques orientais.
Diz a lenda que a princesa Orihime, excelente tecelã, confeccionava a mais perfeita seda de que se tinha notícia. Preocupado com sua excessiva dedicação, o rei ordenou que ela se distraísse com passeios diários pelo reino. E foi durante um desses passeios que Orihime conheceu sua grande paixão, o pastor Kengyu. Para viver esse amor, a princesa tecelã e o pastor se esqueceram de suas obrigações e, por isso, foram castigados. Transformaram-se em estrelas, separados pela Via Láctea. O Senhor Celestial, comovido com a tristeza do casal, concedeu uma dádiva: um único encontro anual entre os dois, no mês de julho. Em agradecimento, o casal atende aos pedidos feitos em pedaços de papel colorido (irogami) que são pendurados em árvores de bambu (sassadake) nesta época. No dia 9, a noite promete, pois além de poder visualizar as duas estrelas que só aparecem no céu nesta época, ainda será noite de lua cheia para completar o clima romântico do evento. E quem quiser realizar seu desejo, pode pendurar seu pedido em uma árvore de bambu no Observatório Municipal Jean Nicolini, onde a lenda do Tanabata será contada pelo astrônomo Júlio Lobo. E depois dos pedidos garantidos, os participantes podem aproveitar um jantar temático em dois dos restaurantes de Joaquim Egídio. No restaurante Estação Marupiara, os pratos criados foram inspirados nas estrelas da constelação de Lira. No Cambuquira, o tema são as estrelas da constelação de Águia. No cardápio do Estação Marupiara, Sulafat (creme de mandioquinha com gengibre e bolachinhas com patê a base de pasta de soja e damasco) como entrada e Vega (salmão no papilote cozido no vapor com ervas e molho oriental) ou Sheliak (tiras de filé e brócolis salteados no óleo de gergelim e shoyo) acompanhados de arroz japonês com shitake e lichia como prato principal. Ring Nebula (castelo de bijus: biscoitos japoneses, bananas carameladas, sorvete de creme e calda de chocolate) para a sobremesa e chá verde para encerrar a noite.No Cambuquira, para a entrada, Al Thalimain (temaki francês: crepe em cone recheado com vegetais e ceviche de salmão, servidos com molho tarê) e para o prato principal, Altair (escalopes de mignon ao creme de ervas com saquê, acompanhados de risoto de vegetais ao gergelim) ou Deneb al okab (sukiyaki de camarão com arroz ácido). Como sobremesa, Tarazed (pacotinho oriental: assado de papel de arroz, recheado com maçãs confit e calda de chocolate meio amargo). Café com "zets" de cítricos para finalizar.
COMO FOI
Aproximadamente 50 pessoas participaram deste evento.
Um "bate papo"sobre temas atuais da astronomia, observação do Planeta Saturno, Identificação e lendas das principais constelações a olho nu e vários satélites artificias foram observados. Infelizmente o céu nublou e não pudemos continuar com noss jornada de observação.
Depois foi a vez dos participantes se dirigirem até o restaurante Estação Marupiara para degustação dos pratos elaborados para o evento.

Reportagem no Jornal Correio Popular- Suplemento Correio Criança


Publicada em 25/7/2009

Criança
Ciência em todos os cantos

/ CONHECIMENTO / Rotina




Renan Magalhães
DA AGÊNCIA ANHANGUERA
renan.santos@rac.com.br



Muitas vezes, astronomia e física parecem ter espaço apenas dentro da sala de aula. Mas essas duas ciências são de grande importância não só para explicar como as coisas funcionam, mas também como base de conhecimento para o desenvolvimento de teorias e tecnologias presentes no nosso dia a dia.

O campo da astronomia envolve interesses da física, da matemática e da biologia. De uma maneira simplificada, podemos dizer que ela estuda a origem, evolução, composição, classificação e dinâmica dos corpos celestes: os planetas, as estrelas, os meteoros etc.

O astrônomo Júlio Lobo, do Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini, conta que as pessoas muitas vezes desconhecem a influência dessa ciência no cotidiano. “Daria um livro com muitas páginas só para mostrar o quanto a astronomia está presente em nossas vidas. Ela é fundamental para compreendermos o funcionamento do universo. E também foi graças a ela que chegamos à tecnologia das máquinas digitais e da transmissão da televisão por satélite”, aponta.

Um dos exemplos mais óbvios é o calendário, tanto que em diversos idiomas os astros dão nome aos dias da semana, como no inglês, espanhol e alemão. Além disso, a interação do Planeta Terra com outros astros determina a duração de um dia, um mês e um ano. “Até os feriados, como Carnaval, Páscoa e Corpus Christi, são marcados no calendário conforme a astronomia”, diz Lobo.

As viagens espaciais trouxeram benefícios muito práticos para a sociedade. As necessidades especiais dos astronautas acabaram provocando a criação de inventos que ganharam utilidade também comercial. “Um exemplo é o gel absorvente das fraldas descartáveis, que a princípio era usado para aliviar as necessidades dos astronautas da Missão Apolo.”

A física é outra disciplina fundamental para a humanidade. São as leis físicas que explicam a vida no Planeta Terra e é graças à compreensão delas que o homem consegue inventar vários objetos. “Toda a tecnologia que temos hoje existe em decorrência do estudo da física. Muitas vezes o homem se aproveita desse conhecimento para desenvolver máquinas que fazem parte da nossa vida, como são os casos dos carros e computadores”, explica o físico Jun Takahashi.

O físico Dario Sassi Thober ensina que os conceitos do pensamento físico já nascem em cada indivíduo e que vão se desenvolvendo no decorrer da vida. “Conforme vamos experimentando as coisas, nós vamos associando os conceitos com o mundo real.”

ASTRONOMIA - O mundo ao nosso redor

Calendário

O calendário atual é formado por um conjunto de regras baseadas na astronomia e em convenções culturais. Dessa forma, o ano dura 365 dias, que é o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do sol — essa volta dura na verdade cerca de 6 horas mais e, por isso, a cada 4 anos ocorrem os anos bissextos, que têm um dia a mais.

As semanas foram criadas com base nas fases lunares, já que cada uma leva sete dias. O ciclo lunar se completa após quatro fases (cheia, minguante, nova e crescente) e somam 28 dias, que dá um mês — na verdade, a maioria dos meses tem mais alguns dias por necessidade de adaptação, mas fevereiro manteve-se fiel a essa regra. E o dia tem 24 horas, que correspondem ao tempo de rotação do planeta — a volta que ele dá em torno de si mesmo. Além disso, em diversas outras línguas, os dias da semana levam nomes dos astros que eram vistos a olho nu na antiguidade (Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno).

Televisão

Por meio da observação dos astros e estudos da lei da gravidade, cientistas puderam compreender a lógica para colocar satélites em órbita terrestre. Graças aos satélites, foi possível o desenvolvimento de tecnologias como a transmissão de canais de televisão para o mundo inteiro, de telefone celular e a previsão do tempo.

Máquina digital

A primeira fotografia digital feita foi do cometa Halley, em 1982. A imagem capturada foi obtida graças a um chip desenvolvido por engenheiros e astrônomos com essa finalidade. Atualmente, as câmeras digitais funcionam com uma tecnologia muito superior, baseada nos princípios desse chip.

FÍSICA

Gravidade

É a força mútua que um corpo exerce sobre outro. É por causa da gravidade que a Terra e os outros planetas mantêm suas órbitas em torno do Sol e a Lua, em volta da Terra. A atração gravitacional da Terra faz com que as coisas caiam no chão e as pessoas não saiam flutuando no espaço.

Luz solar

A luz do Sol que chega à Terra é resultado de um processo de fusão nuclear. A energia gerada por esse processo é responsável por alimentar as plantas, na fotossíntese. Por sua vez, as plantas alimentam os animais e os seres humanos.

Computador

A eletricidade se propaga pelos fios da rede elétrica e vai da tomada até as máquinas. Ao ligarmos um computador, por exemplo, essa energia é passada pelos circuitos da máquina acionando-a, assim como o sangue circula pelo corpo humano.