EVENTO REALIZADO EM 2004

"Amores Impossíveis... veja como foi"


No dia 12 de dezembro de 2004 o OMCJN realizou o evento "Amores Impossíveis no Céu e na Terra".
As considerações feitas pelo "Grupo Elfos Teatro e Dança"e "Grupo A Tríade",que se apresentaram no dia 12 de dezembro de 2004, em progração especial como fechamento do ano das atividades do Observatório, somadas aos comentários do público presente, cerca de 90 pessoas, foram valiosos
para a confirmação de que a Astronomia aliada a eventos de ordem cultural têm sido um grande investimento por parte do Observatório. A preocupação de confirmar novos eventos dessaordem permanecerão dentro da programação para 2005.


Grupo Elfos Teatro e Dança:
" Mais que observar o céu e o brilho das estrelas, nósdo grupo Elfos - Regina, Milton, João- observamos o brilho e eficiência de cada integrante do observatório, nos recebendo com imenso carinho e do público, que nos aqueceu a alma com a sinceridade de seus aplausos.













Felizes como resultado do evento, queremos mais!
Mais vezes juntos neste lugar de harmonia com a Natureza, com o Cosmo, com estas pessoas que sabem conjugar ciência e sonhos, astronomia e arte, com o verbo respeitar."
( Regina Vallim)


Grupo A Tríade:
" Que delícia! Para nós, músicos que fazemos o estilo de Música que fazemos, o espaço cedido pelo Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini foi perfeito.
Além do isolamento já característico do observatório, e sua consequente ausência de ruídos não-naturais, também a sala disponibilizada a nós nos propiciou a criação do clima de envolvimento com o público que por vezes buscamos, mas raramente conseguimos.

As possibilidades de iluminações, a quantidade de eco, a disposição do espaço nos permitiram fazer com que as pessoas chegassem mais próximo da sensação que sentimos nós,integrantes de A Tríade - Carlos Willian, João Arruda, Alexandre Lemos, João Paulo Ramos- quando tocamos e cantamos.




Ao Observatório, a todos que o compõem em especial a Júlio Lobo e Roza travnik, nossos agradecimentos e nosso desejo de ' até breve!'
( João Paulo Ramos)
Logo após a apresentação dos dois grupos, na parte externa do observatório, lendas e mitos do céu foram contados por Julio mostrando as principais constelações e estrelas com o tema da atividade, AMORES IMPOSSÍVEIS NO CÉU E NA TERRA.

EVENTO REALIZADO EM 2005

NOITE DE ALECTRIÃO – ASTRONOMIA ATÉ A ALVORADA
O Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini estará abrindo suas portas para uma atividade especial na madrugada de 14/15 de novembro de 2005.
Com o título: Noite de Alectrião – Astronomia até a Alvorada
Na mitologia Grega, ”Alectrião era o guardião dos amores de Vênus e Marte, tinha a incumbência de despertar o casal antes do nascer do Sol. Um dia............Se você quiser saber o resto da lenda participe desta interessante programação :
No horário de 3:00h às 4:30hObservação ao telescópio dos planetas Saturno, Júpiter e da Nebulosa de Orion. Será feito a olho nu, um reconhecimento das principais constelações esterelas e suas lendas.Saturno, o planeta dos anéis, com suas 60 luas estará a uma distância de 1.289.377.035 kms, já o planeta Júpiter o gigante do sistema solar com seu cortejo de 63 luas, estará a uma distância de 922.459.485 kms.Os planetas Saturno e Júpiter farão parte da programação dominical a partir de fevereiro de 2005.A Nebulosa de Orion “ o berçário estelar” um dos objetos mais lindos do céu, dista da terra 1500 anos luz.
No horário de 4:30h às 6:00hObservação a olho nu do radiante de meteoros “Leonidas”, com o número previsto de 5 a 10 meteoros no período, cujo máximo deverá ocorrer somente no ano de 2033.Os planetas Vênus e Marte poderão ser observados a olho nu as 5:30 da manhã.
INFORMAÇÕES
Chegar entre 2:00h às 3:00horas (manhã). A partir deste horário a portaria estará fechada para que não haja prejuízo das observações causadas pelos faróis dos carros.
Custo da atividade : R$ 10,00/ pessoa.O visitante deverá vir agasalhado e para a observação dos meteoros trazer cadeira reclinável (tipo praia) para uma melhor acomodação na hora da observação.
Evento Idealizado por : Julio Lobo. Com tempo nublado, a atividade será cancelada.Telefone: (19) 3298-6566