CLIPPING


Campinas participa da Noite Mundial de Observação da Lua

Publicado: Quinta-feira, 16 de setembro de 2010 por Sara Silva http://www.campinas.com.br
A cidade também ganha mais um observatório nesta sexta



Inspiradora, cheia de mistérios e de uma força capaz de mover as marés, a lua vai envolver toda a comunidade astronômica profissional e amadora do mundo inteiro, inclusive em Campinas, no sábado, dia 18.

É a "International Observe the Moon Night" ou "Noite Mundial de Observação da Lua", primeira campanha mundial de uma série de iniciativas anuais de observação lunar, planejadas para levar a todos os povos, de forma contínua, o conhecimento oriundo da exploração do satélite.

E para participar deste evento, a cidade terá mais um Observatório disponível a partir desta sexta-feira, dia 17. Será reinaugurado o do Colégio Sagrado Coração de Jesus, que estava desativado desde 2002.

O prédio possui uma cúpula de três metros e foi totalmente reformado. O instrumento principal, o refrator Unitron de 100 milímetros, também foi restaurado e modernizado.

O Observatório será utilizado prioritariamente nas atividades com os alunos do Colégio Sagrado Coração de Jesus, mas a proposta é abrir alguns eventos para o público, de acordo com o astrônomo Júlio Lobo, que atuou na reativação do local. “Também será criado na próxima quarta-feira um Clube de Astronomia entre os alunos para dar subsídios aos interessados no assunto, a quem quer ser astronauta”, comenta Lobo, afinal, boa parte das crianças tem este sonho.

O nome escolhido para o Observatório é "Padre Jorge Polman", uma homenagem a um dos grandes observadores e divulgador da astronomia no Brasil. Entre 1978 e 80, Jorge Polman visitou o Observatório Municipal de Campinas fortalecendo os vínculos com os astrônomos atuantes na cidade.

Após a reinauguração, os participantes vão observar a lua. A atividade é aberta ao público, mas é necessário agendar (veja informações abaixo).

Já na noite da observação mundial, no sábado, a atividade será no Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini, em Joaquim Egídio. Além da observação, o astrônomo Júlio Lobo vai contar lendas, causos e curiosidades sobre a lua para os participantes. A atividade é aberta ao público e não é necessário fazer inscrição.

InOMN

A proposta do "International Observe the Moon Night" nasceu no ano passado, em uma noite nacional da lua nos EUA, impulsionada por duas missões da NASA. Uma sonda descartada foi direcionada para atingir determinada região da lua e, gerando o impacto, é analisada a existência de gelo nas crateras.

As equipes das missões envolveram a comunidade para uma observação nacional e o evento foi tão bem sucedido que, a partir daí, a Nasa convidou parceiros do Instituto Lunar, Planetário de Houston, Astrônomos sem Fronteiras e Observatório Gemini para organizar a observação mundial este ano, embora nenhum impacto esteja programado.

A noite será uma oportunidade para a comunidade astronômica profissional e amadora, entusiastas da exploração espacial e o público compartilhar o atual conhecimento científico deste satélite natural que provoca tanto fascínio em todos nós.

Serviço

Noite Mundial de Observação da Lua

Data: 17 de setembro
Local: Observatório do Colégio Sagrado Coração de Jesus. Av. Doutor Manuel Afonso Ferreira, 245, Jardim Paraíso
Horário: a partir das 18h30 às 21h30
Entrada: gratuita. Agendamento obrigatório: (19) 3753-2400 com Liliane

Data: 18 de setembro
Local: Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini, em Joaquim Egídio. (19) 3298-6566
Horário: das 17 às 21 horas
Entrada: gratuita (não é necessário agendar)

Observatório Astronômico Padre Jorge Polman


Observatório Astronômico Padre Jorge Polman

Neste dia 17 de setembro de 2010 acontecerá em Campinas a reinauguração do Observatório do Colégio Sagrado Coração de Jesus.

Inoperante desde 2002 o prédio foi totalmente reformado, possuindo uma cúpula de 3 metros. O instrumento principal - refrator Unitron de 100 milímetros - foi totalmente restaurado e modernizado. O Observatório será utilizado prioritariamente nas atividades com os alunos do Colégio Sagrado Coração de Jesus porém pretende-se abrir alguns eventos para o público.

O nome escolhido para o Observatório é "Padre Jorge Polman", justa homenagem a um dos grandes observadores e divulgador da astronomia no Brasil. Entre 1978-80 Jorge Polman visitou o Observatório Municipal de Campinas fortalecendo os vínculos com os astrônomos atuantes em Campinas.

A atividade deste dia 17 antecipará a Noite Internacional de Observação da Lua.