EVENTOS REALIZADOS EM 2005 - Noite G'Astronômica no Blue Moon




Desde tempos imemóriais, as estrelas, o Sol e a Lua tem influência direta na cultura humana. As principais festas e dias santificados de nossa sociedade tem uma estreita ligação com as antigas sociedades agrárias que dependiam destes astros para o plantio e a colheita. Por esta razão, várias plantas, frutas, árvores e legumes, dentre outros, têm uma simbologia com o Cosmos.Na noite do dia 31 de julho, o Observatório promoveu sua primeira noite g’astronômica com intuito de fazer uma conexão entre a astronomia e a gastronomia. Esta data foi escolhida por ser a segunda Lua cheia do mês de julho, denominada "blue moon". Uma das curiosidades relatadas foi que o croissant é originário da Áustria e sua forma seria uma referência à lua crescente da bandeira Otomana e que a estrela Vindemiatrix, da constelação da Virgem era usada como referência na colheita das uvas para o preparo do vinho. Neste evento foi servido um variado buffet.
Veja como foi

SOBRE O BRILHO DO BLUE MOON

Esta programação foi plenamente realizada tendo como fator favorável o tempo bom e atmosfera limpa. Evento idealizado pelo astrônomo Julio Lobo e responsável pela organização da parte astronômica vinculada a comentários de certos alimentos, que desde a antiguidade tem uma simbologia direta com o Cosmos. Foi auxiliado na parte observacional pelo técnico de manutenção dos instrumentos, Adilson Dias e Felipe Consolin. A organização gastronômica ficou a cargo da agente cultural Dora Bonfá com a colaboração de Maria Alice Bonfá Lourenço, Patrícia Bonfá e coordenação geral de Roza Travnik.
Etapas da programação:
I MOMENTO - (momento astronômico)
O astrônomo conduziu os participantes para a área externa tendo por cenário a abóboda celeste , e fez um périplo explicando as principais constelações visíveis naquele momento e o porque da denominação "Blue Moon".
II MOMENTO - (momento astronômico e gastronômico)
Os participantes foram divididos em dois grupos:Um grupo se dirigiu ao prédio do astrógrafo, ambiente que conta com o telescópio astrográfico de 0.4m, abrigado pela belíssima cúpula de 8 metros de diâmetro. O astrônomo proferiu palestra utilizando transparências parademonstrar a simbologia dos alimentos aliada a astronomia. O ponto alto desta atividade foi no momento em que foi servido vinho e para acompanhamento, antepasto - união da Astronomia com a Gastronomia. Esta atividade teve duração média de 30min, com os participantes colocando suas dúvidas, impressões e comentários.Para a decoração do local foi usado abacaxi nos dois lados da escada, simbolizando as boas vindas e um convite ao retorno; sobre a mesa, uma moranga simbolizando a Terra.
O outro grupo se dirigiu ao prédio do telescópio de 0.5m, onde observaram a Lua, astro com enfoque principal da noite, além de outros objetos siderais.
Depois inverteram-se os grupos. Foram feitas duas sessões destas atividades.
III MOMENTO- momento gastronômicoEste foi momento culminante da atividade. Os participantes se dirigiram ao prédio principal abrindo o festim Gastronômico.
Buffet:Sopa: Creme de Aspargos acompanhado de croton e lascas finas de queijo parmezão. Queijos: Gorgonzola; Estepe; Roque Fort; Parmezão; ProvoloneFrios: Rosbife; presunto Parma; salame Hamburguês; salsichão com picles, presunto gordo; presunto magro; salame tipo italiano. Pães: Pão de ervas finas; pão francês com gergelim; pão preto; pão de batata; torradas e pão francês. Patês: de cereja; de azeitona preta; de atum e de tâmara Antepasto: Beringela, Frutas: abacaxi; melão; maçã; pêra; morango e uva. Bebida: Água; Vinho tinto ; branco seco.
Programação que inovou de forma inusitada a atividade de um observatório astronômico.










Nenhum comentário:

Postar um comentário